PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE COM LESÃO BUCO-MAXILO-FACIAL: UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE GESTÃO HOSPITALAR

segunda-feira, 23 de março de 2015



Foi apresentada na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (Campina Grande-PB) a pesquisa intitulada “PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DO PACIENTE COM LESÃO BUCO-MAXILO-FACIAL: UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE GESTÃO HOSPITALAR”, realizada pelo dr. Edgley Porto, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde.

“Esse é um trabalho que estamos desenvolvendo no Hospital Regional de Picuí desde Dezembro de 2011. Consiste em um grande banco de dados que é alimentado diariamente com o registro de todos os pacientes atendidos pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, com o objetivo de traçar o perfil do paciente com lesão buco-maxilo-facial atendido em nosso Serviço, através de variáveis como sexo, faixa etária, cor da pele, condição socioeconômica, etiologia, local de procedência, diagnóstico, tipo de tratamento, dia e horário do atendimento”.

“Baseado nos dados preliminares levantados de janeiro de 2012 a outubro de 2014, temos observado que o paciente atendido pelo nosso Serviço é em sua maioria jovem (21 a 30 anos), do sexo masculino, da própria cidade de Picuí, envolvido em acidente de trânsito (principalmente acidente de moto), que não faz uso de capacete e tem associado o consumo de bebida alcoólica, sobretudo nos finais de semana (mais no Domingo), no período da tarde (12h as 18h). A fratura mais diagnosticada foi a do complexo zigomático-orbital e a lesão patológica mais prevalente foi o fibroma”.

“Esses dados serão fornecidos ao hospital e aos órgãos competentes, tal como as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Imprensa, bem como a sociedade civil em geral, a fim de que juntos tenhamos melhores condições de formular políticas públicas à essa população, direcionando com eficiência os recursos com vistas a dar maior prioridade a campanhas preventivas”.

“Quero agradecer e pedir forças a Deus de poder continuar desenvolvendo esse trabalho e expressar aqui minha gratidão a todos que fazem parte do Hospital Regional Felipe Tiago Gomes de Picuí-PB, desde o pessoal de apoio, maqueiros, técnicos, enfermeiros e médicos, indistintamente, sem é claro deixar de ressaltar o apoio da gestão na pessoa dos doutores Rommel Marques Moura e Hilda Moreira Marques, sem o qual não teríamos como desenvolver essa pesquisa”.

Para conferir mais detalhes da pesquisa, clique aqui.



0 comentários:

Postar um comentário